«Os portugueses não estão nada bem no que respeita aos valores de risco no PA sobretudo as mulheres, sendo que mais de 70% das portuguesas têm um perímetro abdominal superior a 80 cm (risco elevado) e mais de 52% têm mais de 88 cm (risco muito elevado)», alerta o epidemiologista.
No W-risk foram, também, apuradas algumas correlações entre os valores do PA e outras doenças, como a diabetes, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, o colesterol e os acidentes vasculares cerebrais (AVC).
«Com esta amostra, verificámos que quase 10% da população portuguesa sofre de diabetes. É um valor muito elevado, que ultrapassa o valor base (3% ou 4%), o que significa que a epidemia da diabetes já se instalou em Portugal», revela Massano Cardoso.
A principal conclusão deste estudo não é, portanto, nada animadora: «existe, no nosso País, um problema de obesidade abdominal demasiado prevalecente».
E a que se deve tal facto?
«Aos hábitos alimentares e comportamentais. O trabalho é, hoje em dia, mais sedentário e as melhorias económicas, verificadas nos últimos 25 anos, foram um factor determinante para a mudança de hábitos alimentares», conclui o especialista.
3 Comments:
A Obesidade cada dia que passa vem aumentando mais e mais, temos que tomar muito cuidado com isso! Por isso os meus filhos desde pequenos eu coloquei eles pra fazerem esportes, coloquei na Companhia Athletica que tem muitas variedades, agora é rezar pra tudo dar certo =)
Muito bom seu blog, excelente qualidade! Artigos muito interessantes =)
E quanto a academia, eu tb pretendo começar de preferencia em uma boa, assim como a CIA.. !!! Espero ter tempo, para melhorar minha saúde e perder uns quilinhos.
Cuidamos das crianças desde o nascimento e ensiná-los a comer direito para não ter muitos problemas no futuro, então é necessário que todas as mulheres tenham todos os estudos necessários ao citopatologia
Enviar um comentário
<< Home