terça-feira, março 06, 2007

Estudo revela que obesidade pode acelerar puberdade

A obesidade infantil nas meninas pode acelerar a chegada da puberdade com uma série de problemas derivados, segundo um estudo norte-americano divulgado hoje pelo jornal The Guardian.

As meninas que sofrem de excesso de peso aos quatro anos têm muito mais probabilidade de entrar na primeira fase da adolescência antes de completar os dez anos, afirma o estudo, publicado na revista Pediatrics.

A professora de endocrinologia pediátrica na Universidade de Michigan Joyce Lee e seus colegas estudaram 400 meninas dos três aos 14 anos. Aproximadamente 30% das meninas já eram obesas com nove anos.

Segundo os autores do estudo, a antecipação da puberdade está associada a um aumento dos problemas psicológicos e sociais, com o consumo de álcool e de tabaco ou com o início precoce das relações sexuais.

De acordo com o diretor-adjunto do Centro de Pesquisas de Saúde Infantil da Universidade de Exeter (Inglaterra), Craig Williams, outros estudos indicam que não só a obesidade mas também a falta de exercício antecipam a chegada da puberdade.

Obesidade acelera puberdade