Cientistas estudam nova pastilha elástica contra obesidade"A obesidade poderá ser tratada no futuro com uma simples pastilha elástica elaborada a partir de uma hormona intestinal que reproduz a sensação de saciedade no corpo humano, anunciaram hoje cientistas britânicos.
Os especialistas, liderados por Steve Bloom, professor no Imperial College de Londres, estão a desenvolver um fármaco com a referida hormona que, em cerca de cinco anos, poderá estar disponível como tratamento à base de injecções, explicaram.
No entanto, o seu objectivo é elaborar um tipo de medicamento que possa ser absorvido pela boca para poderem introduzi-lo numa pastilha elástica, indicaram.
Outra opção para administrar o tratamento seria através de um inalador nasal.
As primeiras experiências efectuadas pelos investigadores indicaram que doses moderadas da hormona, conhecida como polipéptido pancreático, podem reduzir entre 15 e 20% a quantidade de comida ingerida por voluntários saudáveis.
Os ratos a que o composto foi administrado perderam cerca de 15% do seu peso só numa semana.
Em Inglaterra, cerca de 30.000 pessoas morrem anualmente por causa da obesidade, sobretudo relacionada com diabetes e doenças coronárias.
Actualmente, os medicamentos disponíveis têm graves efeitos secundários e devem ser administrados com muito cuidado.
«Um tratamento à base de um supressor natural do apetite, simulando a sensação de saciedade do corpo, tem o potencial de ser seguro e eficaz. Acreditam os que o polipéptido pancreático pode ser a resposta», declarou Bloom.
O corpo produz essa hormona no final de cada refeição, para garantir que a ingestão de alimentos não se descontrola, mas há pessoas que produzem menos quantidade que outras e, de qualquer forma, a produção é reduzida quando existe excesso de peso. "
Adaptado de:
Diário Digital / Lusa
15-01-2007 9:48:00
Razões da obesidade
A obesidade consiste, essencialmente, num desequilíbrio alimentar entre os alimentos que são ingeridos e a energia que é gasta. São vários os factores que contribuem para este desequilíbrio e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
Uma alimentação rica em calorias aliada a uma vida sedentária (escassez de exercício físico) pode provocar uma acumulação excessiva de massa gorda no indivíduo. Esta acumulação situa-se predominantemente na zona abdominal.
São várias as razões que podem levar um individuo á obesidade, entre os quais:
- Problemas glandulares
- Comer por prazer ou por ter hábitos alimentares errados
- Comer por motivos emocionais (ansiedade, tristeza, stress...)
Maçã fresca no Happy Meal "A McDonald’s lançou, recentemente, o novo Happy Meal. Tem imagem renovada e novos produtos, tendo sido introduzida, pela primeira vez, fruta fresca. Esta novidade traduz-se numa “prática e apelativa embalagem com maçã cortada em fatias, pronta a comer”.A marca salienta que aposta no acompanhamento das necessidades dos seus consumidores, razão pela qual tem vindo a incentivar à adopção de uma alimentação variada e equilibrada. Explicando-se, desta forma, a importância da introdução da maçã, alimento rico em vitaminas e fibras."Adaptado de www.portalimentar.com/
Apesar desta cadeia de restauração contribuir arduamente para um aumento significativo e até mesmo alarmante do consumo excessivo de alimentos com elevado valor calorifico, esta iniciativa revela um progresso positivo no ambito da alimentação "fast-food".