terça-feira, março 20, 2007

Perímetro abdominal: «As portuguesas são, actualmente, as mais obesas da Europa»

«Os portugueses não estão nada bem no que respeita aos valores de risco no PA sobretudo as mulheres, sendo que mais de 70% das portuguesas têm um perímetro abdominal superior a 80 cm (risco elevado) e mais de 52% têm mais de 88 cm (risco muito elevado)», alerta o epidemiologista.

No W-risk foram, também, apuradas algumas correlações entre os valores do PA e outras doenças, como a diabetes, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, o colesterol e os acidentes vasculares cerebrais (AVC).

«Com esta amostra, verificámos que quase 10% da população portuguesa sofre de diabetes. É um valor muito elevado, que ultrapassa o valor base (3% ou 4%), o que significa que a epidemia da diabetes já se instalou em Portugal», revela Massano Cardoso.

A principal conclusão deste estudo não é, portanto, nada animadora: «existe, no nosso País, um problema de obesidade abdominal demasiado prevalecente».

E a que se deve tal facto?

«Aos hábitos alimentares e comportamentais. O trabalho é, hoje em dia, mais sedentário e as melhorias económicas, verificadas nos últimos 25 anos, foram um factor determinante para a mudança de hábitos alimentares», conclui o especialista.

Perímetro abdominal

quinta-feira, março 15, 2007


Crianças obesas dormem pouco e vêem muita TV



"As crianças obesas portuguesas dormem pouco, vêem muita televisão e são filhas de pais com iguais problemas de peso. O retrato é traçado pelo estudo realizado por uma equipa de investigadores coordenada por Cristina Padez, da Universidade de Coimbra, e Pedro Moreira, da Universidade do Porto, segundo o qual 31,3% das crianças são obesas ou têm excesso de peso .

Mais de 4500 crianças, entre os sete e os nove anos, foram estudadas e os resultados apontam ainda para o facto de a obesidade - cujo dia de luta se assinala hoje - atacar mais os filhos únicos. E os factores de risco começam bem cedo: alto peso à nascença está também associado a esta "epidemia do século XXI". Mas há boas notícias: entre três a seis meses de amamentação e pais mais educados são factores que parecem proteger as crianças desta doença."
(...)

Ver noticia na integra: Crianças obesas dormem pouco e vêem muita TV

terça-feira, março 13, 2007


Obesidade infantil: dieta mediterrânica preterida

(...)
A chamada dieta mediterrânica e os seus benefícios estão a cair em desuso, lembra esta investigadora do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana:

«Essa dieta, bem mais saudável, pela utilização do pão, do azeite, do peixe, da fruta e dos legumes está a ser substituída por outros alimentos prejudiciais.»

As pizzas, os hambúrgueres, as salsichas, a comida já previamente confeccionada que se coloca no microondas e os refrigerantes gaseificados são exemplos flagrantes.

«Não são totalmente proibidos, mas é preferível que sejam excepções do que uma regra diária», explica esta investigadora.

Há outra falha grave, que é a ausência de um bom pequeno-almoço, completo e diversificado.

O papel dos pais na obesidade infantil assume duas vertentes essenciais. Em primeiro lugar, emerge a questão inevitável da hereditariedade. A verdade é que, «em pais obesos há aproximadamente 50% de possibilidades de os filhos virem a sofrer do mesmo problema».

O exemplo que os progenitores dão em casa influencia de igual modo o comportamento das crianças, seja através da alimentação, seja através de hábitos – ou não – de actividade física.
(...)

ver noticia na íntegra em: Dieta mediterrânica preterida

terça-feira, março 06, 2007

Estudo revela que obesidade pode acelerar puberdade

A obesidade infantil nas meninas pode acelerar a chegada da puberdade com uma série de problemas derivados, segundo um estudo norte-americano divulgado hoje pelo jornal The Guardian.

As meninas que sofrem de excesso de peso aos quatro anos têm muito mais probabilidade de entrar na primeira fase da adolescência antes de completar os dez anos, afirma o estudo, publicado na revista Pediatrics.

A professora de endocrinologia pediátrica na Universidade de Michigan Joyce Lee e seus colegas estudaram 400 meninas dos três aos 14 anos. Aproximadamente 30% das meninas já eram obesas com nove anos.

Segundo os autores do estudo, a antecipação da puberdade está associada a um aumento dos problemas psicológicos e sociais, com o consumo de álcool e de tabaco ou com o início precoce das relações sexuais.

De acordo com o diretor-adjunto do Centro de Pesquisas de Saúde Infantil da Universidade de Exeter (Inglaterra), Craig Williams, outros estudos indicam que não só a obesidade mas também a falta de exercício antecipam a chegada da puberdade.

Obesidade acelera puberdade